Projeto Crescer consciente

Projeto Crescer consciente

DORIVAL ALONSO JUNIOR
Mestre em Psicologia Clínica

Contato:

Telefones: (17) 99745.9500
E-mail:dorival@orirh.com.br// dorivalalonsojunior@gmail.com

Projeto: Crescer Consciente

O que é esse projeto ?
É um programa baseado no livro: Aprendendo a Ser e a Conviver, organizado pela fundação Odebrecht e do Serviço Social do Mosteiro de São Bento da Bahia, que são entidades sem fins lucrativos, comprometidas com a educação de jovens para a vida, a formação de educadores e a produção de materiais educativos que apoiam o cumprimento desta missão.
Justificativa
O material elaborado para esse projeto, visa contribuir na adequação da proposta à realidade dos adolescentes dos segmentos economicamente menos favorecidos. Pretende contribuir para a formação das novas gerações, com princípios, metodologias e técnicas capazes de desenvolver nos adolescentes um conjunto de competências pessoais e sociais, preparando-o enfrentamento das exigências do mundo contemporâneo.
São processos que visam resgatar a auto-estima e melhorar a capacidade de comunicar, de conviver, de respeitar as diferenças individuais e culturais, de amar e de lutar pela cidadania plena.
Hoje é consenso que determinadas competências, habilidades e qualidades pessoais devem ser desenvolvidas no jovem para romper o abismo ainda existente entre a escola, o trabalho e a vida em sociedade de forma geral. Identificar as novas demandas para corresponder às expectativas é, então, tarefa de quem preocupa-se com o futuro desses jovens.

Objetivos Geral:
O Programa do Crescer consciente, foi desenvolvido dentro dos seguintes tópicos; Autoestima fragilizada; Autoimagem contaminada por preconceitos; Medo de expressar-se; Dificuldade em reconhecer em si atitudes de racismo; Presença da sensualidade; Música e dança como forma de expressão; Ataques como forma de defesa; Falta de Perspectiva; Contradições frente à realidade; Percepção das limitações da escola; Preocupação com a inserção no mercado de trabalho; Papéis de gênero masculino e feminino; Falta de privacidade na vida pessoal; Condições de solidariedade; O papel da religião; Forte relação com a mãe; Ausência de figura paterna; Percepção da cidadania como conceito abstrato; A festa do povo – tudo se comemora.

Metodologia
O método utilizado pelo referido programa baseia-se em diversas técnicas, como vivências, questionários, dinâmicas entre outras, que vão auxiliar os jovens no seu autoconhecimento e possíveis orientações de como melhorar frente aos tópicos abaixo:
1- Identidade;
2- Integração;
3- Comunicação;
4- Grupo;
5- Sexualidade;
6- Cidadania;
7- Projeto de Vida.

Ações
O trabalho é realizado em grupo de no máximo 20 pessoas (sempre em número par de jovens);
Os encontros têm a duração de 1:30 à 2h cada e ocorrem uma vez por semana, ou conforme a necessidade da contratada.
Serão: 6 encontros para trabalhar a Identidade; 6 encontros para trabalhar Integração; 6 encontros para trabalhar Comunicação; 7 encontros para trabalhar Grupo; 10 encontros para trabalhar Sexualidade; 8 encontros para trabalhar cidadania e 7 encontros para trabalhar o projeto de vida. Total de 50 encontros.

Considerações Finais
Esse Programa “Crescer consciente”, não tem como pretensão de esgotar as questões apresentadas; assim também como não pretende apenas “seguir instruções” e sim levar os jovens à reflexões para que cresçam conscientes de como podem levar a vida de forma mais consciente e responsável.
Levando em consideração que os jovens de hoje, serão nossos adultos de amanhã. Por que não ajuda-los hoje para termos um adulto vivendo com mais dignidade e que possa contribuir com a sociedade muito mais humanizada.

Custo:

O programa inteiro é desenvolvido em 50 encontros como foi verificado acima. O tempo será negociado entre a Contratada e Contratante. Pois vai depender do número de encontros mensais. Todo material utilizado está incluído no custo. O valor para a realização deste programa é de R$ 50,00 por encontro e por participante, (valor para grupo).

ORI
  • Consultoria Organizacional
  • Treinamentos
  • Recrutamento e Seleção
  • Oficinas Motiv. / Palestras
  • Supervisão Organizacional
  • Constelação Organizacional
  • Coaching
  • Recolocação Profissional
Compartilhe nas redes sociais: